Viva as Frutas!

16:03

VOCÊ SABIA QUE...... a banana-nanica e a banana-prata são ricas em nutrientes? A nanica possui 75 cal. por unidade e a prata, 85 cal. No entanto, a banana-nanica tem mais potássio.
... maçã verde ou vermelha? As duas têm a mesma quantidade de calorias (90 cal. cada uma) e são ricas em fi bras. Porém, a vermelha contém licopeno, uma substância bioativa que diminui o risco de doenças cardiovasculares.
... a maçã é rica em substâncias chamadas fl avóides, que diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que se acumule nas artérias? Outra fruta que age contra o colesterol é a uva, que possui os mesmos benefícios da maçã. Aliás, o melhor é comê-la com casca e tudo!

EFEITO MEDICINAL
Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais, o seu poder é caracterizado para cada espécie. Confi ra um resumo das constatações experimentais:
ABACATE - altamente energético. Possui gordura saudável monoinsaturada, contém propriedades antioxidantes, é protetor das artérias e vasodilatador.
ABACAXI - ajuda a dissolver o catarro dos brônquios, por meio da bromelina - enzima usada no xarope contra a tosse e dissolução do catarro. Tem propriedades antiinfl amatórias e auxilia na digestão.
BANANA - fortalece o estômago contra a acidez e protege de úlceras. Também é chamada de calmante intestinal.
COCO - é calmante, acaba com a febre e é útil nas infl amações intestinais.
GOIABA - combate a diarréia e os tumores.
LARANJA - boa fonte de vitamina C e betacaroteno. É antioxidante.
MAÇÃ - conhecida como a rainha das frutas ou a fruta da saúde. Ajuda a reduzir o colesterol, contém agentes anticancerígenos e antiinfl amatórios. Excelente para o aparelho digestivo.
MAMÃO - rico da fantástica enzima chamada papaína, com grande ação digestiva. É a fruta especial para quem tem úlcera péptica, gota, diabete e obesidade. Ajuda a regular o intestino.
MARACUJÁ - calmante com propriedade de amolecer os tecidos, atenuar infl amações, inchações, queimaduras e aliviar as dores. É muito usado no combate à coqueluche.
MORANGO - diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos.
PÊRA - diurética e abaixa a pressão.
PÊSSEGO - bálsamo para o estômago e um precioso alimento para os diabéticos.
PITANGA - as folhas combatem a febre, mesmo nas maleitas rebeldes. É refrigerante e antiberibérica.
ROMÃ - as raízes são usadas para expulsar a tênia (ou solitária).
TAMARINDO - é laxante e até purgativo.
UVA - rica em antioxidante e anticancerígenos. A casca da uva vermelha ou roxa possui uma propriedade chamada resveratrol, que inibe a formação de coágulos e aumenta o bom colesterol HDL. Por isso atribui-se ao vinho tinto reação benéfi ca sobre o coração. Porém, foi constatado que o mesmo efeito pode ser obtido com o uso do suco de uvas, mas deve ser ingerido em dose maior, pois tem a vantagem de não conter álcool.

Beijos da Pâm!

Você pode gostar também

0 Comentários

Instagram